Sabias que...


Também existe química envolvida na conservação dos alimentos? 

Uma das formas de conservar os alimentos, do ponto de vista químico é impedindo a sua reação com o oxigénio. É por isso que muitos alimentos são embalados a vácuo, ou seja, sem ar. É o que acontece por exemplo, com o café em grão ou em pó. 

O açúcar é utilizado para conservar as frutas. É por esta razão que as geleias se conservam por muito tempo. O segredo é cozinhar a fruta com muito açúcar. Os microorganismos responsáveis pela decomposição dos alimentos, como as bactérias, quando entram em ambientes com elevada concentração de açúcar morrem rapidamente por perda de água do seu citoplasma. 

O princípio é o mesmo na conservação de alimentos que usam o cloreto de sódio (o sal de cozinha). O processo de salga é utilizado para os peixes (como o bacalhau), carnes (carne de porco) e vegetais. 


Os ácidos do vinagre e mesmo o próprio vinho, devido a muitos microorganismos não sobreviverem na faixa de pH ácido, são utilizados como conservantes. Os picles são um exemplo de conservação com utilização de vinagre. 


As enzimas também são usadas na indústria como catalisadores. As amílases são enzimas que são utilizadas, por exemplo, na massa do pão. Há proteínas que inibem a coagulação sanguínea e há outras, como as protéases, utilizadas nos sabões, que ajudam a eliminar rapidamente manchas de sangue, ovos e suor. 

Há, ainda, reações que são muito lentas, como a reação do hidrogénio gasoso e do cloro gasoso, na ausência de luz, mas que, na presença desta, são tão rápidas que se tornam explosivas.

As anomalias na visão colorida de origem genética atingem mais os homens do que as mulheres?


O Daltonismo consiste na impossibilidade de distinção entre diferentes cores. O Daltonismo mais vulgar não permite distinguir a cor vermelha. Não existe nenhum método para a sua correção.

A dificuldade em detetar um dos números inscritos nas imagens poderá ser indício de daltonismo.




O nome Daltonismo deve-se ao químico inglês John Dalton (1766-1844) que era portador desta anomalia que impede ou dificulta a visão colorida. Os cones nos daltónicos não existem em número suficiente ou apresentam anomalias que impedem a formação de uma ou mais substâncias sensíveis à luz de determinadas cores. Os portadores desta anomalia apresentam dificuldades na distinção de determinadas cores primárias normalmente o vermelho e o verde e de todas as cores que dela derivam.


Plutão, um planeta anão


A 24 de agosto de 2006, Plutão até então considerado planeta principal do sistema solar, passou a ser classificado por decisão da União Astronómica Internacional, como planeta anão. 
Plutão, para além de ser pequeno - é mais pequeno do que a Terra e do que a Lua terrestre - e não obedece à terceira condição para poder ser designado planeta principal, pois atravessa a cintura de Kuiper, onde vagueiam milhares de corpos celestes, pelo que não é dominante na sua órbita.





Esterilização de alimentos


A esterilização de leite e de outros produtos alimentares pode ser feita utilizando ultra-sons, pois muitos micróbios morrem quando sujeitos a estas frequências.

 


Sonares ameaçam golfinhos


Os cientistas afirmam que as baleias e os golfinhos são afectados por sons acima dos 110 dB. Os seus tímpanos podem explodir com sons acima dos 180 dB.
Há navios americanos que utilizam sonares potentíssimos. Por exemplo, o sonar ativo de baixa frequência (LFAS) emite sons acima dos 215 dB. As baleis e os golfinhos podem ser vítimas destes sonares.

 

O apito de Galton


A primeira fonte de ultra-sons foi um apito que Galton construiu, em 1883. Serviu para investigar os limites de audibilidade humana e de animais. Ainda é usado atualmente, para treinar cães que são muito sensíveis a sons com frequências superiores a 20 000 Hz.


Se viajássemos...


Se viajássemos a partir da Terra a uma velocidade de 1000 Km/h, levaríamos cerca de 17 anos a chegar até ao Sol. Recorda-te que o objeto celeste que até hoje foi visitado por seres humanos foi a Lua. 



Nas trovoadas...




Muita gente tem medo das trovoadas. No entanto, são fenómenos naturais que não devem causar pânico. Durante as trovoadas, observam-se os relâmpagos antes de ouvirmos trovejar porque a velocidade da luz é muitíssimo superior à do som.

O ribombar dos trovões resulta do som produzido durante as descargas elétricas. Quando detectamos este som, o perigo já passou.

Efeito "Pato donald"




É perigoso mergulhar na profundeza do mar respirando apenas o ar. Os mergulhadores usam uma mistura de ar com hélio. Para falar com pessoas que estão fora de água utilizam um microfone.

O som que se ouve parece a voz do Pato Donald. Isto acontece porque varia a altura do som emitido. A velocidade de propagação do som no hélio é maior do que no ar, resultando um aumento da frequência fundamental emitida pela cavidade ressoante (garganta).

Como explicar o facto de... a voz masculina ser mais grave do que a feminina?

As vozes masculinas são mais graves que as femininas porque a laringe e as pregas vocais dos homens crescem mais. A porção vibratória das pregas vocais dos homens tem de 11,5 a 16 mm, e a das mulheres, de 8 a 11,5 mm.

No controle do som - Ao alongar as pregas vocais, há aumento de tensão e redução da espessura, portanto, a vibração ocorre mais rapidamente e o som é mais agudo.

Ao encurtar as pregas vocais, há redução da tensão e aumento da espessura, desta forma, a vibração ocorre mais lentamente e o som é mais grave.



Não te esqueças que é já neste fim de semana que muda a hora!!!



No próximo dia 31 de Outubro muda a hora.
Quem decide que os relógios devem ser atrasados no Outono e adiantados na Primavera? E quem decide que horas são?
Antes de 1884, quase todas as cidades do mundo tinham o poder do seu próprio tempo. Não havia um padrão nacional ou internacional que regulasse o tempo, que dissesse como devia ser contado, que dissesse quando começava ou acabava o dia, ou até mesmo quanto durava uma hora. Como deves calcular, isto causou grandes problemas de comunicação. A solução foi encontrada na International Meridian Conference que decorreu em Washington (1884), que juntou 25 nações, na qual foi decidido que o tempo seria medido a partir da Linha do Meridiano do mundo. Nessa conferência, o Meridiano de Greenwich ganhou o prémio de “Longitude 0º”, pelo que passou a dividir o globo terrestre nos hemisférios ocidental e oriental, e a estabelecer os fusos horários.
A existência de um horário de Verão e de um horário de Inverno foi proposta por Benjamin Franklin, o político e inventor do pára-raios e das lentes bifocais. Em 1784, num artigo publicado num jornal francês, Franklin sugeria que a França adiantasse uma hora no Verão, alegando que Paris poderia poupar anualmente 32 mil toneladas de cera de vela.
Só com a 1.ª Grande Guerra, os Estados sentiram a necessidade de poupar energia. Em 30 de Abril de 1916, a Alemanha e a Áustria mudaram a sua hora legal, introduzindo a «hora de Verão». Três semanas depois, em 21 de Maio, outros países europeus seguiram o exemplo, entre os quais Portugal.  Os governos europeus decidiram, assim, adiantar os seus relógios uma hora, inaugurando a chamada “hora de Verão”. Consequentemente, os dias passaram a acabar mais tarde e menos energia era consumida.

Ao atrasarmos o relógio, terminamos com a hora de Verão e repomos a hora normal do fuso em que vivemos. Com isso, quase todos evitamos acordar ainda de noite e sair de casa antes do nascer do Sol. Anoitecerá mais cedo, mas isso acaba por custar ao país menos dinheiro, pois nessa altura já a grande maioria das empresas industriais terá terminado o seu horário de trabalho.
No início da Primavera adiantamos a hora. Nessa altura para entrar em vigor um desvio à hora normalizada e adicionamos 60 minutos ao tempo de Greenwich. Com esse desvio, voltamos a poupar recursos, pois passamos a acordar mais cedo e a aproveitar a luz da manhã, que aparece igualmente mais cedo. Passamos também a aproveitar a luz de fim de dia, sem ser necessário recorrer à iluminação artificial para preparar o jantar ou para jogar à bola.
Os acertos de hora representam uma poupança de energia considerável, tanto no Verão como no Inverno.

Não de esqueças de acertar o teu relógio ;-) 








Porque será que Plutão já não é considerado um planeta principal?






Podes compreender o porquê ao veres o um pequeno vídeo sobre este tema, deixo-te o link : 
http://www.overstream.net/view.php?oid=s2nynoearcuf




Queres saber mais sobre as caraterísticas dos planetas que constituem o nosso sistema solar?




Consulta a informação disponível no link...


http://www.praticandofisica.com.br/topicos-de-fisica/astronomia/planetas/




Já pensaste no que acontecerá à Terra quando o Sol morrer?



Sugiro que vejas o vídeo seguinte... Podes vê-lo clicando no seguinte link:
http://www.overstream.net/view.php?oid=loa1mll4s0ll




Planetas fora do nosso sistema solar? Curioso? ;-)


Deixo como sugestão que vejas o vídeo que te apresento de seguida...





Quando poderás observar lua cheia este mês? Consulta o calendário... 






Quando será o próximo eclipse que poderás ver em Portugal? Fica atento... ;-)


Eclipses da Lua: 

_ 10 de Dezembro de 2011 - eclipse total

_ 25 de Abril de 2012 - eclipse parcial

_ 28 de Setembro de 2015 - eclipse total




Eclipses do Sol: 

_ Parciais: 
3 de Novembro de 2013
20 de Março de 2015
10 de Junho de 2021
29 de Março de 2025

Não haverá nenhum eclipse total visível no próximo século, apenas um parcial a 90% em 12 de Agosto de 2026.



 


A visão das ciências sobre a existência do PAI NATAL!!!




Na Terra há cerca de dois mil milhões de crianças (entenda-se todo o indivíduo com menos de 18 anos). Contudo, como o Pai Natal não vai visitar as crianças muçulmanas, hindus, judias ou budistas (salvo, talvez, no Japão), o volume de trabalho para a noite de Natal fica eventualmente reduzido a 15 por cento do total, ou seja, a 378 milhões. Contando uma média de 3,5 crianças por casa, temos 108 milhões de casas. O Pai Natal dispõe de cerca de 31 horas de trabalho na noite de Natal, devido aos diferentes fusos horários e à rotação da Terra, admitindo a hipótese de que viaja de Leste para Oeste, o que, de resto, parece lógico. Tal equivale a 967,7 visitas por segundo, o que significa que para cada lar cristão com uma criança bem comportada pelo menos, o Pai Natal dispõe de cerca de um milésimo de segundo para estacionar o trenó, sair, descer pela chaminé, encher as meias com as prendas, distribuir o resto dos presentes junto ao pinheiro, provar as guloseimas que lhe deixam, voltar a subir a chaminé, saltar para o trenó e dirigir-se para a casa seguinte.
Supondo que essas 108 milhões de paragens se distribuem uniformemente à superfície da Terra (hipótese que sabemos falsa, mas que aceitamos como primeira aproximação), teremos que contar com cerca de 1,4 quilómetros por trajecto, o que significa uma viagem total de mais de 150 milhões de quilómetros, sem contar com os desvios para reabastecimento ou fazer chichi. O trenó do Pai Natal desloca-se pois à velocidade de 1170 quilómetros por segundo (3000 vezes a velocidade do som). A título de comparação, o veículo mais rápido fabricado pelo homem, a sonda Ulisses, não vai além dos 49 quilómetros por segundo e uma rena média consegue correr quando muito a 27 quilómetros por hora.
A carga útil do trenó constitui igualmente um elemento interessante. Supondo que cada criança apenas recebe o equivalente a uma caixa de Legos média (um quilo), o trenó suporta mais de 500 mil toneladas, sem contar com o peso do Pai Natal. Em Terra, uma rena convencional não consegue puxar mais de 150 quilogramas. Mesmo supondo que a famosa “rena voadora” tem um desempenho dez vezes superior, o Pai Natal não consegue cumprir a sua missão com 8 ou 9 animais; precisará de 360 000, o que vem aumentar a carga útil em mais 54 000 toneladas, abstraindo já do peso do trenó, o que equivale a 7 vezes o peso do Príncipe Alberto (o barco, não o monarca…). 600 000 toneladas a viajar a 1170 quilómetros por segundo produzem uma enorme resistência ao ar, a qual provoca um aquecimento das renas, tal qual um engenho espacial ao entrar na atmosfera terrestre. As duas renas da frente absorveriam uma energia de 14 300 milhões de joules por segundo, cada uma. Em resumo, entrariam quase instantaneamente em combustão, pondo perigosamente em risco as duas renas seguintes. O bando de renas vaporizar-se-ia completamente em 4,26 milési­mos de segundos, isto é, o tempo exactamente necessário ao Pai Natal para chegar à quinta casa.
Tudo isto, porém, não é o pior. O Pai Natal, passando fulgurantemente da velocidade instantânea nula a 1170 quilómetros por segundo num milésimo de segundo, ficaria sujeito a uma aceleração correspondente a 17 500 quilogramas. Um Pai Natal de 125 quilogramas (que seria ridiculamente magro) ver-se-ia esmagado contra o fundo do trenó por uma força de 2157 507,5 quilogramas-força (a conversão para o SI fica como exercício para o leitor”), o que lhe reduziria instantaneamente os ossos e os órgãos a uma pequena massa pastosa.
Em suma: se o Pai Natal existe, já morreu!
In Gazeta da Física, Vol. 24 Fascículo 3, 2001
A visão do Marketing:

Criação de Haddon Sundblom para a Coca Cola na década de 30



Apesar de tudo a figura do Pai Natal foi inspirada em São Nicolau Taumaturgo, Arcebispo de Mira (séc.IV), que costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras, colocando um saco com moedas de ouro nas chaminés das casas.


Já pensaste porque será que a Lua não cai?

totalgifs.com lua gif gif lua09.gif

De facto a Lua não cai para a Terra e há uma explicação para que isso não aconteça. Curioso? Deixo-te como sugestão o seguinte vídeo disponível no link:




A Terra vista do espaço... Que tal uma viagem a bordo da ISS? ;-)









A mais velha supernova


Esta imagem combina dados obtidos de quatro telescópios espaciais e mostra o que resta da RCW 86, o mais antigo exemplo documentado de uma supernova. Astrónomos chineses testemunharam este fenómeno em 185 d. C., documentando uma misteriosa "estrela convidada" que permaneceu no céu por oito meses.

As imagens de raio-X obtidas a partir do Chandra X-ray Observatory (da NASA) e pelo XMM-Newton Observatory (da ESA)  foram combinadas para formar as cores azul e verde na imagem. Os raios-X mostram o gás interestelar que foi aquecido a milhões de graus pela passagem da onda de choque da supernova.



Dados de infravermelho do Spitzer Space Telescope e do Wide-Field Infrared Survey Explorer, exibidos na imagem em amarelo e vermelho, mostra a poeira interestelar a irradiar a uma temperatura de centenas de graus abaixo de zero, apesar de tudo mais quente que a poeira interestelar da nossa galáxia, a Via Láctea.

A RCW 86 encontra-se a aproximadamente 8000 anos-luz de distância. Esta imagem foi obtido em outubro de 2011.



Estudo: Buraco negro da Via Láctea é um devorador de asteróides

O buraco negro gigante no centro da Via Láctea pode ser um devorador de asteróides, o que explicaria as chamas frequentes observadas na região, segundo astrónomos.

Com a ajuda do Observatório de Raios-X Chandra, da Nasa, analisaram as chamas geradas cerca de uma vez ao dia pelo buraco negro, conhecido como Sagitário A*, ou Sgr A*. Elas duram algumas horas e produzem um brilho que chega a ser 100 vezes maior que o do buraco negro.

Segundo Kastytis Zubovas, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, havia dúvidas sobre a possibilidade de um asteróide sobreviver ao ambiente inóspito de um buraco negro gigante. O estudo sugere que é preciso uma enorme quantidade deles para produzir tais chamas.

Zuvobas e a sua equipa acreditam que há uma nuvem em torno de Sgr A* com bioliões de asteróides e cometas, arrancados das suas estrelas-mães. Os cometas que passam perto do buraco negro são despedaçados e os seus fragmentos viram vapor à medida que passam pelo gás quente do Sgr A*, efeito semelhante ao de um meteorito a cair na atmosfera terrestre.

Os autores estimam que mais de um bilião de asteróides teriam sido removidos pelo buraco negro ao longo de 10 milhões de anos. Planetas que passam perto do Sgr A* também podem ser engolidos, embora isso aconteça com menos frequência.



Este ano é bissexto!!! Porque será que fevereiro tem 29 dias apenas de 4 em 4 anos?


De 4 em 4 anos o mês de fevereiro em vez de 28 dias tem mais um dia. Este ano é bissexto. Já pensaste porque será que isso acontece? Há uma explicação... Clica no link e fica a saber porquê.






Hoje é uma noite perfeita para observar Júpiter e Vénus

As indicações não podiam ser mais simples. Olha-se para Oeste, por cima do Sol que acabou de desaparecer no horizonte. Dois pontos luminosos vão estar especialmente próximos nesta noite e nos próximos dias. Um é Vénus, o outro é Júpiter.

Nesta terça-feira, dia 13 de Março, é quando aparecem mais juntos, apenas a três graus de distância, disse um investigador do Observatório Astronómico de Lisboa e coordenador do centro de Astronomia e de Astrofísica da Universidade de Lisboa. O fenómeno pode-se ver em Portugal.

O astrónomo explica como é que se deve observar: “Olhar para Oeste, onde o Sol se acabou de pôr e levantar um bocadinho a cabeça, estão lá os dois, Vénus é o mais brilhante e Júpiter é o menos brilhante.”

jupiter 

A partir das 19 horas, depois desaparecer o Sol, é a melhor hora para identificar os dois astros mais brilhantes do céu depois do Sol e da Lua. A luminosidade que ainda resta não deixa revelar as outras estrelas e os dois pontos luminosos ficarão em destaque. Mas os planetas continuarão acima do horizonte até às 21 horas. Depois, o movimento de rotação da Terra tapa-os.


Boas observações!!! :-)



Será verdade? Telemóvel + bomba de gasolina = explosão!


Será que falar ao telemóvel enquanto abastecemos o nosso carro pode fazer explodir uma bomba de gasolina? Diz-se ser perigoso por causa das radiações emitidas por estes aparelhos e vemos o sinal que nos proíbe a sua utilização nestas instalações.

Mas será mito ou verdade?






Cada um com a sua impressão... DIGITAL!

São a nossa marca pessoal. Todas são diferentes e distinguem gémeos idênticos.

Identificar as impressões digitais é uma técnica antiga. No entanto, é relevante na hora de apanhar um criminoso, por exemplo. 

Mas como detectamos e identificamos as impressões?