Já estudaste?

Se és aluno/a do 8.º ano podes consultar aqui o que tens que estudar para  os testes 
de avaliação.


O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º1?

I – Produção e transmissão do som – 8.ºano
--------------------------------------------------------------------------

§  Produção de um som  - pág.s 10 e 11
ü  Instrumentos musicais: sopro, percussão e cordas
ü  Como se produz um som – fonte sonora, meio de propagação e recetor sonoro

§  Características de um onda sonora - pág.s 12 a 14
ü  Ondas mecânicas e eletromagnéticas
ü  Ondas longitudinais e transversais
ü  O som como onda periódica: comprimento de onda, amplitude, frequência e período

§   Propriedades do som - pág.s 15 a 17
ü  A altura: sons agudos e graves
ü  A intensidade: sons fortes e fracos
ü  O timbre: sons puros e complexos

§   Velocidade de propagação do som - pág.s 18 a 20
ü  Relacionar a velocidade de propagação com os factores de que depende: densidade, elasticidade, temperatura
ü  Calcular a velocidade de propagação do som


I – O Universo – 7.ºano
-----------------------------------------------------------------------

§  O que existe no Universo - pág.s 8 a 31


§  Distâncias no Universo - pág.s 32 a 40



Já está próximo o 2.º teste de avaliação. O que tens que estudar?





I – Produção e transmissão do som – 8.ºano
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
§  Fenómenos do som - pág.s 21 a 24
ü  O eco – efetuar cálculos
ü  A reverberação, a refração, absorção a ressonância e a difração
ü  Materiais bons e maus isoladores sonoros

§  Sons percepcionados pelo ouvido  - pág.s 25 a 27
ü  Como percepcionamos os sons – constituição do ouvido
ü  Espectro sonoro
ü  A escala decibel e os audiogramas



II – Propriedades e aplicações da Luz – 8.ºano
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
§   Fontes luminosas - pág.s 34 a 36
ü  A propagação da luz
ü  Classificação dos feixes luminosos
ü  Classificação dos materiais
ü  Corpos luminosos e iluminados
ü  Triângulo de visão

§   Os espelhos - pág.s 37 a 42
ü  O fenómeno de reflexão e difusão da luz
ü  Leis da reflexão da luz
ü  Os espelhos planos e esféricos (côncavos e convexos): características das imagens obtidas

§   A refração - pág.s 43 a 45
ü  O fenómeno de refração da luz
ü  A reflexão total da luz

  ü  As fibras óticas e suas aplicações



I – O Universo – 7.ºano
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
§  O Sistema Solar - pág.s 42 a 62


Na próxima semana vais ter teste. O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º3?



II – Propriedades e aplicações da Luz – 8.ºano
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

§   Os espelhos - pág.s 37 a 42
ü  A reflexão e a difusão da luz
ü  Leis da reflexão da luz
ü  Os espelhos planos e esféricos (côncavos e convexos): características das imagens obtidas – aplicações no dia a dia

§   A refração- pág.s 43 a 45
ü  O fenómeno da refração da luz
ü  A reflexão total da luz - as fibras óticas

§   As lentes- pág.s 46 a 48
ü  Tipos de lentes: convergentes e divergentes
ü  Características das imagens obtidas e aplicações no dia a dia
ü  Potência focal de uma lente – unidades SI

§   Defeitos de visão- pág.s 49 a 51
ü  A constituição do olho humano – a formação das imagens
ü  Defeitos de visão: o que são e como os corrigir

§   A dispersão da luz branca- pág.s 52 e 53
ü  O espetro da luz branca – como se forma o arco-íris

§   A cor dos objetos- pág.s 54 a 57
ü  Cores primárias e secundárias da luz
ü  A cor dos objetos opacos e transparentes

§   O espetro eletromagnético- pág.s 58 e 59
ü  As radiações e suas aplicações



III – O Planeta Terra – 7.ºano
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
§  Forças o que são - pág.s 104 e 110
ü  O peso e a massa: relação e características destas grandezas físicas
ü  Factores de que depende o peso



Se és aluno/a do 7.º ano podes consultar aqui o que tens que estudar para  os testes 
de avaliação.



O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º1?

O teste de Físico-Químicas será na próxima semana, pelo que deverás rever os conteúdos tratados nas aulas pelo manual (páginas 8 a 39) e pelos apontamentos do teu caderno diário.

   I – O Universo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

§  Estrutura e formação do Universo - pág.s 8 a 15
ü  O que são galáxias – classificação quanto à forma
ü  Como está organizado o Universo
ü  A nossa localização no Universo
ü  Modelo Geocêntrico e Heliocêntrico
ü  Teorias que explicam a formação do Universo

§  As estrelas - pág.s 16 a 21
ü  Como nascem as estrelas
ü  A vida das estrelas – reações nucleares
ü  O brilho das estrelas
ü  O tempo de vida estável das estrelas
ü  A morte das estrelas de pequenas dimensões e grandes dimensões

§   Como localizar astros no céu - pág.s 22 a 31
ü  Coordenadas celestes – altura e azimute
ü  Constelações
ü  Orientação através da estrela polar
ü  Mapas celestes


II – Distâncias no Universo
-----------------------------------------------------------------------

§  Unidade astronómica - pág.s 22 a 31

§  Ano-luz e parsec - pág.s 35 a 39


Já está próximo o 2.º teste de avaliação. O que tens que estudar?



I – Universo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  §  Distâncias no Universo - pág.s 32 a 39
 ü  Distâncias no Sistema Solar e para além do Sistema Solar: unidade astronómica, ano-luz e parsec

II – O Sistema Solar
---------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
§  Astros do Sistema Solar - pág.s 42 a 48
ü  A formação do Sistema Solar
ü  O Sol: sua constituição - legenda
ü  Os planetas e os seus satélites naturais – período de rotação e de translação
ü  Asteróides, cometas e meteoróides – meteoros e meteoritos

§  Os planetas do Sistema Solar - pág.s 50 a 53
ü  Os planetas do Sistema Solar – características

III – O planeta Terra
--------------------------------------------------------------------------------------------------

§  O Sol, a Terra e a Lua - pág.s 64 a 81
ü A sucessão dos dias e das noites e das estações do ano: movimento de rotação e de translação
ü As fases da Lua
ü Os eclipses – total e parcial – do Sol e da Lua


Na próxima semana vais ter teste. O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º3?




III – O Planeta Terra
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

§  O Sol, A Terra e a Lua  - pág.s 77 e 78
ü  Os eclipses – total e parcial - da Lua e do Sol

§  Movimentos e forças- pág.s 83 a 86
ü  Conceito de movimento e de repouso
ü  Trajetória – diferentes formas
ü  Distância ou espaço percorrido
ü  A rapidez média: unidades SI

§  Forças: o que são- pág.s 90 a 110
ü  Como se detectam – efeitos das forças
ü  Como atuam as forças: a natureza das forças e os modos como atuam
ü  Como se representam e caracterizam as forças
ü  Como se mede a intensidade das forças – dinamómetros: determinação da menor divisão da escala e do seu alcance
ü  A interação gravítica: forças responsável pela translação dos planetas
ü  As forças de atração gravítica: de que factores depende
ü  As marés e a atração gravítica: o que são e o que provoca as marés
ü  O peso e a massa: relação entre estas grandezas
ü  Características das grandezas físicas massa e peso
ü  Factores de que depende o peso: latitude, altitude, de planeta para planeta


Não te esqueças que deverás rever os conteúdos tratados nas aulas pelo manual e pelos apontamentos do teu
caderno diário. 




Aproxima-se o 3.º teste de Físico-Química. O que tens 

que estudar? Consulta o guião... e bom estudo!!! ;-)



III – O Planeta Terra
------------------------------------------------------------------------------------

§  Movimentos e forças

ð Características dos movimentos - pág.s 81 a 85

ü  Conceitos de movimento e repouso
ü  Trajetória e distância percorrida
ü  Rapidez média

ð Forças - pág.s 86 a 90

ü  Os efeitos das forças
ü  Forças à distância e de contacto
ü  Caracterização e representação de uma força
ü  Vetores com a mesma linha de ação e direção
ü  O dinamómetro – identificar o alcance e fazer a leitura de uma medida na escala

ð As forças e a translação dos planetas - pág.s 91 a 93

ü  A força central como responsável pelo movimento dos planetas em torno do sol
ü  Caracterizar a força de interacção gravítica
ü  Fatores de que depende a intensidade da força de interação gravitacional
ü  As marés – relação com a força de atração gravítica e as fases da lua
ü  Marés vivas e marés mortas

ð Massa e peso - pág.s 94 a 98

ü  A massa e o peso de um corpo
ü  A relação entre a massa e o peso – proporcionalidade direta
ü  Calcular o peso de um corpo
ü  Representar vetorialmente e caracterizar o peso de um corpo
ü  Identificar factores de que depende o peso: altitude, latitude e a massa do planeta


Não te esqueças de rever os conteúdos tratados também pelas fichas relativas às atividades n.º 3 e n.º 4.




 4.º Teste de Físico-Química é já na próxima semana. 

O que tens que estudar? Consulta o guião... 

bom estudo!!! ;-)



III – O Planeta Terra
------------------------------------------------------------------------------------

§  Movimentos e forças


ð Massa e peso - pág.s 94 a 98

ü  A massa e o peso de um corpo
ü  Calcular o peso de um corpo
ü  Identificar factores de que depende o peso: altitude, latitude e a massa do planeta


ð O magnetismo terrestre - pág.s 99 a 102

ü  Os ímanes – propriedades magnéticas
ü  Representar e identificar forças magnéticas atrativas e repulsivas entre ímanes e agulhas magnéticas
ü  As agulhas magnéticas – importância para a orientação na Terra

I – Materiais
------------------------------------------------------------------------------------

§  Classificação dos Materiais


ð Classificação dos materiais  - pág.s 114 a 118

ü  Utilizar como critérios de classificação de materiais: proveniência (naturais não manufacturados/ naturais manufacturados e sintéticos) e o estado físico
ü  Substâncias e misturas de substâncias
ü  Explicar o significado do termo puro para os químicos e na linguagem do dia a dia


ð Tipos de misturas - pág.s 119 a 121

ü  Misturas homogéneas, heterogéneas e coloidais


ð Soluções - pág.s 122 a 127

ü  Solução (mistura homogénea), soluto e solvente
ü  Calcular a concentração de uma solução
ü  Soluções diluídas, concentradas e saturadas

ü  Material de laboratório - pág.s 90 a 94 do Caderno de Atividades
ü  Regras de segurança a cumprir no laboratório
ü  Símbolos de perigo e cuidados a ter na utilização de uma substância química

Não te esqueças de rever os conteúdos tratados também pelas fichas relativas às atividades n.º 4, n.º 5 e n.º 6.






Para a semana tens marcado o 

5.º Teste de Físico-Química
E para te ajudar no teu estudo não te esqueças de consulta o guião... 


bom estudo!!! ;-)





I – Materiais
------------------------------------------------------------------------------------


§  Classificação dos Materiais


ð Classificação dos materiais - pág.s 115 a 118

ü  Substâncias e misturas de substâncias


ð Tipos de misturas - pág.s 119 a 121

ü  Misturas homogéneas, heterogéneas e coloidais


ð Soluções - pág.s 122 a 127

ü  Solução (mistura homogénea), soluto e solvente
ü  Calcular a concentração de uma solução
ü  Soluções diluídas, concentradas e saturadas


ü  Material de laboratório - pág.s 90 e 91 do Caderno de Atividades



§  Propriedades das substâncias


ð Ponto de fusão e de ebulição - pág.s 130 a 135

ü  Estados físicos e mudanças de estado
ü  Análise de gráficos/ tabelas


ð Densidade ou massa volúmica - pág.s 136 a 141

ü  Calcular a densidade de uma dada substância
ü  Determinar o volume de um corpo a partir do método dos deslocamentos
ü  Explicar a flutuação dos corpos


ð Separação dos componentes de misturas - pág.s 145 a 148

ü  Técnicas de separação de misturas homogéneas
_ Peneiração
_ Sublimação
_ Separação magnética
_ Dissolução seletiva
_ Decantação sólido-líquido e líquido-líquido
_ Filtração
_ Centrifugação

ü  Técnicas de separação de misturas heterogéneas
_ Cristalização
_ Cromatografia
_ Destilação simples e fraccionada

Não te esqueças de rever os conteúdos tratados também pelas fichas relativas às atividades n.º 6, n.º 7 e n.º 8.




Bom estudo!!!