Aprendi que...

Já aprendeste alguns conceitos que não podes esquecer e com os quais começámos a construir o nosso dicionário ;-)

Atualiza-o!!!

-A-
ALTURA: Propriedade do som que permite distinguir sons agudos,altos ou finos de sons graves, baixos ou grossos.

ALTURA DE UM ASTRO: Distância angular entre o horizonte e o astro. Mede-se a partir do horizonte e varia entre 0º e 90º.

AMPLITUDE: Diferença entre os valores máximo e de equilíbrio de uma perturbação ondulatória.

ANÃ BRANCA: Corpo celeste bastante denso que resulta da morte de uma estrela como Sol.

ANO-LUZ: Distância percorrida pela luz durante um ano. Corresponde aproximadamente a 9,5 biliões de km.

ASTERÓIDE:
pequenos pedaços de rocha que se movem à volta do sol. O seu diâmetro é variável, alguns têm poucos metros e outros podem ter centenas de quilómetros.

AZIMUTE: Distância angular medida no horizonte entre o ponto cardeal sul e o ponto que fica por baixo do astro. O seu valor varia entre os 0º e os 360º a contar do sul, no sentido dos ponteiros do relógio.

-B-
BURACO NEGRO: Região do espaço onde há concentração de muita matéria num volume muito pequeno. Esta região atrai tudo o está próximo, até a luz. 

BÚSSOLA: Aparelho que tem como peça essencial uma agulha magnética que possibilita a nossa orientação.

-C-
CALOR: É a energia transferida entre dois corpos a temperaturas diferentes. Essa energia é transferida do corpo que está a maior temperatura para o que está a menor temperatura.

CENTRIFUGAÇÃO: Técnica que permite depositar pequenos fragmentos sólidos que se encontram em suspensão num líquido, ao submeter a mistura a uma movimento de rotação muiro rápido.

CENTRÍFUGA: Aparelho onde é realizada a centrifugação.

COMPRIMENTO DE ONDA: Distância mínima entre dois pontos consecutivos de uma perturbação que se encontram numa mesma fase.

CONDENSADOR: Dispositivo adequado para a condensação de uma substância que se encontre no estado gasoso.

CONDUÇÃO: É um processo de propagação de energia sob a forma de calor característico dos sólidos.

CONVEÇÃO: É processo de trasferência de energia sob a forma de calor característicos dos meios líquidos e gasosos, e é efetuado através de correntes quentes ascendentes e frias descendentes.

CONSTELAÇÃO: São grupos de estrelas que parecem estar próximas umas das outras formando figuras no céu.


COMETA: São astros constituídos por gases que solidificaram, poeiras e gelo. Quando, na sua órbita, se aproximam do sol, a sua cauda torna-se visível e muito brilhante. Mostram também para além da cabeleira, o núcleo e a cauda.

COMPOSIÇÃO QUANTITATIVA DE UMA SOLUÇÃO: Quantidades relativas dos componentes de uma solução que pode exprimir-se, por exemplo, pela concentração em massa.

CONCENTRAÇÃO EM MASSA: Relaciona a massa de soluto com o volume de solução através da expressão:
                                                        Concentração em massa = Massa de soluto : Volume de solução


CRATERA: Cavidade no solo causada pelo impacto de corpos sólidos, como por exemplo, os meteoritos.

CRISTALIZAÇÃO: Técnica adequada para recuperar um sólido que se encontre dissolvido num líquido, ao recorrer-se à vaporização deste.

CROMATOGRAFIA: Técnica que permite separar substâncias coradas (coloridas) e que têm a propriedade de serem transportadas a velocidades diferentes pelo mesmo solvente.

-D-
DECANTAÇÃO: Técnica que permite separar um sólido que se encontre depositado num líquido.

DECANTAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO: Técnica que permite separar líquidos imiscíveis (que não se misturam), ao recorrer-se a uma ampola de decantação.

DECOMPOSIÇÃO: Consiste na transformação de uma só substância em novas substâncias, menos complexas do que as inicial, podendo ocorrer por ação do: calor, eletricidade, luz ou choque.

DENSIDADE OU MASSA VOLÚMICA: Dá-nos a relação entre a massa e o volume de um material através da expressão: Densidade = massa : volume. A unidade SI é o kg/ m3, mas geralmente utiliza-se o g/ cm3.

DESTILAÇÃO: Técnica de separação dos componentes de misturas homogéneas líquidas.

-E-
ECLIPSE: Ocultação de um astro total ou parcial por interposição de outro. Podemos ter eclipses solares ou lunares.

ENERGIA: É uma característica dos sistemas, e pode ser transferida entre eles. A unidade SI é o Joule (J).

ENERGIA CINÉTICA: Forma de energia que está associada ao movimento e que depende da massa e da velocidade.

ENERGIA POTENCIAL: Forma de energia que se encontra armazenada e em condições de vir a ser utilizada e que depende da massa e da altura.


ESTRELA: Corpos celestes com luz própria, que resulta das reações nucleares que ocorrem a partir do hidrogénio, com produção de energia.


ESTRELA POLAR: Localiza-se na cauda da Ursa Menor, e que é muito importante na orientação. Indica o Norte para os habitantes do hemisfério Norte.

ESTRELA DE NEUTRÕES: Corpos celestes muito denso que resulta da morte de uma estrela muito maior do que o Sol. Tem o tamanho de uma cidade.



-F-
FILTRAÇÃO: Técnica que permite separar partículas sólidas que se encontrem em suspensão num líquido ao recorrermos a um filtro.

FONTE DE ENERGIA: É todo o sistema que fornece energia.

FONTE DE ENERGIA PRIMÁRIA: É utilizada tal como provém da natureza, não sofre alterações, por exemplo: água, carvão, vento, ...

FONTE DE ENERGIA RENOVÁVEL: Estão em contínua renovação, isso é não se esgotam (sol, vento, água, …).

FONTE DE ENERGIA NÃO RENOVÁVEL: São fontes de energia que demoram centenas de milhar de anos para se reporem, considerando-se por isso limitadas (petróleo, gás natural, carvão, …).

FONTE DE ENERGIA SECUNDÁRIA: É obtida a partir de fontes de energia primárias, por exemplo: o gasóleo, gasolina são obtidos a partir do petróleo.

FORÇA: A sua aplicação num corpo pode ter como efeitos a alteração do estado de movimento de um corpo ou a sua deformação. É uma grandeza  vetorial e que é caraterizada por: direção, sentido, ponto de aplicação e intensidade. A unidade Si é o Newton (N). 

FREQUÊNCIA: Número de ciclos (fenómeno ondulatório) que se realiza numa dada unidade de tempo.

-G-
GALÁXIAS: enormes agrupamentos de estrelas, gases e poeiras

GRUPO LOCAL: Aglomerado de galáxias de que faz parte a nossa galáxia, a Via Láctea.

-H-

-I-
INTENSIDADEPropriedade que permite distinguir sons fortes de sons fracos. Está relacionada com a amplitude da onda sonora.
-J-

-L-

-M-
MAGNETISMO: É uma propriedade que certos corpos têm de atrair para si corpos de ferro ou de aço.

MASSA: É uma medida da quantidade de matéria que constitui um corpo. Ídentifica-se por um valor – grandeza escalar. Mede-se utilizando uma balança. A unidade de medida do SI é o quilograma (kg).


MATÉRIAS-PRIMAS: Materiais a partir dos quais é possível obter outros.


METEORITO: Pedaço rochoso que cai na superfície terrestre e que, se for de grandes dimensões pode originar crateras no solo com o seu impacto.


METEORO: Pedaço rochoso de pequenas dimensões que, ao cair para a Terra, arde devido à frição na atmosfera, dando origem a uma chuva de estrelas cadentes.

MISTURA:Materiais formados por dois ou mais componentes. Podem classificar-se como: homogéneas, heterogéneas ou coloidais.



-N-

-O-
ONDA: Perturbação através da qual é transmitida energia.

ONDA LONGITUDINAL: Onda cuja direção de propagação coincide com a direção da perturbação.

ONDA TRANSVERSAL: Onda cuja direção de propagação e perpendicular a direção da perturbação.

ÓRBITA: Linha imaginária descrita por qualquer corpo que gira à volta de um outro corpo, como acontece com qualquer planeta à volta do Sol.


-P-
PENEIRAÇÃO: Técnica que permite separar componentes de misturas sólidas constituídas por grãos de diferentes tamanhos.

PERÍODO: Intervalo de tempo mínimo em que se completa um ciclo (de um fenómeno ondulatório).

PESO: É a força com que a Terra atrai um corpo. É uma grandeza vetorial, por isso representa-se por um vetor e é caracterizada pela intensidade, direção, sentido  e ponto de aplicação. Mede-se com um dinamómetro. A unidade de medida do SI é o Newton (N).

POTÊNCIA: É a energia transferida para um sistema por unidade de tempo. É dada por: 
P = E : t. A unidade SI é o Watt (W).

PONTO DE EBULIÇÃO (p.e): Temperatura à qual ocorre a ebulição de uma substância, a pressão constante, ou seja, a passagem do estado sólido para o líquido. O seu valor é igual à temperatura a que ocorre a solidificação.

PONTO DE FUSÃO (p.f.): Temperatura à qual ocorre a fusão de uma substância, a pressão constante, ou seja, a passagem do estado líquido para o gasoso. O seu valor é igual à temperatura a que ocorre a condensação.

PRINCÍPIO DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA: A energia recebida por um sistema (Em) é cedida, mas apenas uma parte é aproveitada (Eu), a restante é desaproveitada, ou seja dissipada (Ed), assim: Em = Eu + Ed.

-Q-

-R-
RADIAÇÃO: É um processo de transferência de energia sob a forma de calor que é realizado através de ondas eletromagnéticas que se propagam em diferentes meios e também no vazio.

RECETOR DE ENERGIA: É todo o sistema que recebe energia.

RENDIMENTO: Representa a percentegem de energia motora que é covertida em energia útil e pode calcular: n (%) = (Eu : Em) x 100 ou n (%) = (Pu : Pm) x 100

-S-

SOLUÇÃO: Mistura homogénea de dois ou mais componentes.

SOLUTO: Componente que se dissolve o solvente.

SOLVENTE: Componente que se dissolve o(s) soluto(s).


-T-
TIMBRE: Propriedade que permite distinguir sons provenientes de fontes sonoras diferentes.

TRANSFORMAÇÃO FÍSICA: Quando as substâncias iniciais são iguais às finais, isto é apenas há alteração das suas propriedades.

TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA: Quando se obtêm novas substâncias a partir das iniciais. 

 
-U-
UNIDADE ASTRONÓMICA: Unidade de distância que corresponde aproximadamente à distância média entre a Terra e o Sol. O seu valor é aproximadamente 150 000 000 km.



-V-

-X-

-Z-
ZÉNITE: Ponto mais alto da esfera celeste que se encontra mesmo por cima do observador.