Se és aluno/a do 8.º ano podes consultar aqui o que tens que estudar para os testes
de avaliação.
O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º1?
I – Produção e transmissão
do som – 8.ºano
--------------------------------------------------------------------------
§
Produção de um som - pág.s 10 e 11
ü
Instrumentos musicais: sopro, percussão e cordas
ü
Como se produz um som – fonte sonora, meio de propagação e recetor
sonoro
§
Características de um onda sonora - pág.s 12 a 14
ü
Ondas mecânicas e eletromagnéticas
ü
Ondas longitudinais e transversais
ü
O som como onda periódica: comprimento de onda, amplitude, frequência
e período
§
Propriedades do som - pág.s 15 a 17
ü
A altura: sons agudos e graves
ü
A intensidade: sons fortes e fracos
ü
O timbre: sons puros e complexos
§
Velocidade de propagação do som - pág.s 18 a 20
ü
Relacionar a velocidade de propagação com os factores de que depende:
densidade, elasticidade, temperatura
ü
Calcular a velocidade de propagação do som
I – O Universo – 7.ºano
-----------------------------------------------------------------------
§
O que existe no Universo - pág.s 8 a 31
§ Distâncias no Universo - pág.s 32 a 40
Já está próximo o 2.º teste de avaliação. O que tens que estudar?
I – Produção e transmissão
do som – 8.ºano
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
Fenómenos do som - pág.s 21 a 24
ü
O eco – efetuar cálculos
ü
A reverberação, a refração, absorção a ressonância e a difração
ü
Materiais bons e maus isoladores sonoros
§
Sons percepcionados pelo ouvido - pág.s 25 a 27
ü
Como percepcionamos os sons – constituição do ouvido
ü
Espectro sonoro
ü A escala decibel e os
audiogramas
II – Propriedades e
aplicações da Luz – 8.ºano
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
Fontes luminosas - pág.s 34 a 36
ü
A propagação da luz
ü
Classificação dos feixes luminosos
ü
Classificação dos materiais
ü
Corpos luminosos e iluminados
ü
Triângulo de visão
§
Os espelhos - pág.s 37 a 42
ü
O fenómeno de reflexão e difusão da luz
ü
Leis da reflexão da luz
ü
Os espelhos planos e esféricos (côncavos e convexos): características
das imagens obtidas
§
A refração - pág.s 43 a 45
ü
O fenómeno de refração da luz
ü
A reflexão total da luz
ü As fibras óticas e suas
aplicações
I – O Universo – 7.ºano
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
O Sistema Solar - pág.s 42 a 62
Na próxima semana vais ter teste. O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º3?
II – Propriedades e
aplicações da Luz – 8.ºano
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
Os espelhos - pág.s 37 a 42
ü
A reflexão e a difusão da luz
ü
Leis da reflexão da luz
ü
Os espelhos planos e esféricos (côncavos e convexos): características
das imagens obtidas – aplicações no dia a dia
§
A refração - pág.s 43 a 45
ü
O fenómeno da refração da luz
ü
A reflexão total da luz - as fibras óticas
§
As lentes - pág.s 46 a 48
ü
Tipos de lentes: convergentes e divergentes
ü
Características das imagens obtidas e aplicações no dia a dia
ü
Potência focal de uma lente – unidades SI
§
Defeitos de visão - pág.s 49 a 51
ü
A constituição do olho humano – a formação das imagens
ü
Defeitos de visão: o que são e como os corrigir
§
A dispersão da luz branca - pág.s 52 e 53
ü
O espetro da luz branca – como se forma o arco-íris
§
A cor dos objetos - pág.s 54 a 57
ü
Cores primárias e secundárias da luz
ü
A cor dos objetos opacos e transparentes
§
O espetro eletromagnético - pág.s 58 e 59
ü
As radiações e suas aplicações
III – O Planeta Terra – 7.ºano
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
Forças o que são - pág.s 104 e 110
ü
O peso e a massa: relação e características destas grandezas físicas
ü Factores de que depende
o peso
Se és aluno/a do 7.º ano podes consultar aqui o que tens que estudar para os testes
de avaliação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8tB5t_-jdt4iF_I0H9QMyjIawCjtMfMTI8y1-kPMWQa-ebwpKou3pPnjNW6gPXAgrl2rFedZybLC-JiSWVw6pgSegQ2k1tZEB5eCjE_vNlbFh3sDFlyYqGuVr4gf5XUzfDo6jUNRdHTM/s400/garfield_livros.gif)
O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º1?
I – O Universo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
§
Estrutura e formação do Universo - pág.s 8 a 15
ü
O que são galáxias – classificação quanto à forma
ü
Como está organizado o Universo
ü
A nossa localização no Universo
ü
Modelo Geocêntrico e Heliocêntrico
ü
Teorias que explicam a formação do Universo
§
As estrelas - pág.s 16 a 21
ü
Como nascem as estrelas
ü
A vida das estrelas – reações nucleares
ü
O brilho das estrelas
ü
O tempo de vida estável das estrelas
ü
A morte das estrelas de pequenas dimensões e grandes dimensões
§
Como localizar astros no céu - pág.s 22 a 31
ü
Coordenadas celestes – altura e azimute
ü
Constelações
ü Orientação através da estrela polar
ü Mapas celestes
II – Distâncias no
Universo
-----------------------------------------------------------------------
§
Unidade astronómica - pág.s 22 a 31
Já está próximo o 2.º teste de avaliação. O que tens que estudar?
I – Universo
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
Distâncias no Universo - pág.s 32 a 39
ü
Distâncias no Sistema Solar e para além do Sistema Solar: unidade
astronómica, ano-luz e parsec
II – O Sistema Solar
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
Astros do Sistema Solar - pág.s 42 a 48
ü
A formação do Sistema Solar
ü
O Sol: sua constituição - legenda
ü
Os planetas e os seus satélites naturais – período de rotação e de
translação
ü
Asteróides, cometas e meteoróides – meteoros e meteoritos
§
Os planetas do Sistema Solar - pág.s 50 a 53
ü
Os planetas do Sistema Solar – características
III – O planeta Terra
--------------------------------------------------------------------------------------------------
§
O Sol, a Terra e a Lua - pág.s 64 a 81
ü
A sucessão dos dias e das noites e das estações do ano: movimento de
rotação e de translação
ü
As fases da Lua
ü
Os eclipses – total e parcial – do Sol e da Lua
Na próxima semana vais ter teste. O que tens que estudar para o teste de avaliação n.º3?
III – O Planeta Terra
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
§
O Sol, A Terra e a Lua - pág.s 77 e 78
ü
Os eclipses – total e parcial - da Lua e do Sol
§
Movimentos e forças - pág.s 83 a 86
ü
Conceito de movimento e de repouso
ü
Trajetória – diferentes formas
ü
Distância ou espaço percorrido
ü
A rapidez média: unidades SI
§
Forças: o que são - pág.s 90 a 110
ü
Como se detectam – efeitos das forças
ü
Como atuam as forças: a natureza das forças e os modos como atuam
ü
Como se representam e caracterizam as forças
ü
Como se mede a intensidade das forças – dinamómetros: determinação da
menor divisão da escala e do seu alcance
ü
A interação gravítica: forças responsável pela translação dos planetas
ü
As forças de atração gravítica: de que factores depende
ü
As marés e a atração gravítica: o que são e o que provoca as marés
ü
O peso e a massa: relação entre estas grandezas
ü
Características das grandezas físicas massa e peso
ü
Factores de que depende o peso: latitude, altitude, de planeta para
planeta
Não te esqueças que deverás rever os conteúdos tratados nas aulas pelo manual e pelos apontamentos do teu
caderno diário.
caderno diário.
Aproxima-se o 3.º teste de Físico-Química. O que tens
que estudar? Consulta o guião... e bom estudo!!! ;-)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjUI07BFACpGXd6WwRLdUyLv2D24h376R07OGMaOLAYWO5r3OIMKW_snYrd5GAx9WObzAJT6R3OrFAHn6wy8cMOgQpcH7gbCnT8r__L6h_YjwjPEJC7Ty1wP28zvV92au__r3eBIR7JktJ/s1600/mafalda9.gif)
III – O Planeta Terra
------------------------------------------------------------------------------------
§
Movimentos e forças
ð Características dos movimentos - pág.s 81 a 85
ü Conceitos de movimento e
repouso
ü Trajetória e distância
percorrida
ü Rapidez média
ð Forças - pág.s 86 a 90
ü
Os efeitos das forças
ü
Forças à distância e de contacto
ü
Caracterização e representação de uma força
ü
Vetores com a mesma linha de ação e direção
ü
O dinamómetro – identificar o alcance e fazer a leitura de uma medida
na escala
ð As forças e a translação dos
planetas - pág.s 91 a 93
ü
A força central como responsável pelo movimento dos planetas em torno
do sol
ü
Caracterizar a força de interacção gravítica
ü
Fatores de que depende a intensidade da força de interação
gravitacional
ü
As marés – relação com a força de atração gravítica e as fases da lua
ü
Marés vivas e marés mortas
ð Massa e peso - pág.s 94 a 98
ü
A massa e o peso de um corpo
ü
A relação entre a massa e o peso – proporcionalidade direta
ü
Calcular o peso de um corpo
ü
Representar vetorialmente e caracterizar o peso de um corpo
ü
Identificar factores de que depende o peso: altitude, latitude e a
massa do planeta
Não te esqueças de rever os conteúdos tratados também pelas fichas relativas às atividades n.º 3 e n.º 4.
O 4.º Teste de Físico-Química é já na próxima semana.
O que tens que estudar? Consulta o guião...
bom estudo!!! ;-)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQV5-Xh7Q52Lv23CJQZZ0QAPr8IjLMInASvCk5GnZsyxcmEzyp__us8ZAUOjzR5ElRpZ1shDAs06o0Hwlj_mXqknLwaX_k_EiGwtK44NZf_lfO62ymrq5DPFA57QCMOWb4ce-mUOvZDOA/s320/estudar.gif)
III – O Planeta Terra
------------------------------------------------------------------------------------
§
Movimentos e forças
ð Massa e peso - pág.s 94 a 98
ü
A massa e o peso de um corpo
ü
Calcular o peso de um corpo
ü
Identificar factores de que depende o peso: altitude, latitude e a
massa do planeta
ð O magnetismo terrestre - pág.s 99 a 102
ü
Os ímanes – propriedades magnéticas
ü
Representar e identificar forças magnéticas atrativas e repulsivas
entre ímanes e agulhas magnéticas
ü
As agulhas magnéticas – importância para a orientação na Terra
I – Materiais
------------------------------------------------------------------------------------
§
Classificação dos Materiais
ð Classificação dos materiais - pág.s 114 a 118
ü
Utilizar como critérios de classificação de materiais: proveniência
(naturais não manufacturados/ naturais manufacturados e sintéticos) e o estado
físico
ü
Substâncias e misturas de substâncias
ü
Explicar o significado do termo puro para os químicos e na linguagem
do dia a dia
ð Tipos de misturas - pág.s 119 a 121
ü
Misturas homogéneas, heterogéneas e coloidais
ð Soluções - pág.s 122 a 127
ü
Solução (mistura homogénea), soluto e solvente
ü
Calcular a concentração de uma solução
ü
Soluções diluídas, concentradas e saturadas
ü
Material de laboratório - pág.s 90 a 94 do Caderno de Atividades
ü
Regras de segurança a cumprir no laboratório
ü
Símbolos de perigo e cuidados a ter na utilização de uma substância
química
Não te esqueças de rever os conteúdos tratados também pelas fichas relativas às atividades n.º 4, n.º 5 e n.º 6.
Para a semana tens marcado o
5.º Teste de Físico-Química
E para te ajudar no teu estudo não te esqueças de consulta o guião...
bom estudo!!! ;-)
I – Materiais
------------------------------------------------------------------------------------
§
Classificação dos Materiais
ð Classificação dos materiais - pág.s 115 a 118
ü
Substâncias e misturas de substâncias
ð Tipos de misturas - pág.s 119 a 121
ü
Misturas homogéneas, heterogéneas e coloidais
ð Soluções - pág.s 122 a 127
ü
Solução (mistura homogénea), soluto e solvente
ü
Calcular a concentração de uma solução
ü
Soluções diluídas, concentradas e saturadas
ü
Material de laboratório - pág.s 90 e 91 do Caderno de Atividades
§
Propriedades das substâncias
ð Ponto de fusão e de ebulição - pág.s 130 a 135
ü
Estados físicos e mudanças de estado
ü
Análise de gráficos/ tabelas
ð Densidade ou massa volúmica - pág.s 136 a 141
ü
Calcular a densidade de uma dada substância
ü
Determinar o volume de um corpo a partir do método dos deslocamentos
ü
Explicar a flutuação dos corpos
ð Separação dos componentes de
misturas - pág.s 145 a 148
ü
Técnicas de separação de misturas homogéneas
_ Peneiração
_ Sublimação
_ Separação magnética
_ Dissolução seletiva
_ Decantação
sólido-líquido e líquido-líquido
_ Filtração
_ Centrifugação
ü
Técnicas de separação de misturas heterogéneas
_ Cristalização
_ Cromatografia
_ Destilação simples e
fraccionada
Não te esqueças de rever os conteúdos tratados também pelas fichas relativas às atividades n.º 6, n.º 7 e n.º 8.
Bom estudo!!!