segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A refração da luz...

A auréola luminosa que muitas vezes observamos em torno da Lua é devida ao fenómeno da refração da luz. Este fenómeno ocorre quando a luz refletida pela Lua incide nos pequeníssimos cristais de gelo que existem nas camadas superiores da atmosfera terrestre.


É também devido a este fenómeno que a profundidade das piscinas é enganadora. Parece-nos menos profunda do que é na realidade.

Eclipse do Sol...

Durante um eclipse total da Sol, continua a ser visível a coroa solar que é a parte mais exterior    da atmosfera do Sol.



Não te esqueças que para observares um eclipse tens que ter cuidados especiais. Nunca se deve apontar qualquer tipo de instrumento ótico ou sequer olhar diretamente para o Sol.

Um eclipse pode ser observado em segurança usando óculos particularmente escurecidos, especiais para o efeito.

os vidros de vista do eclipse solar com as lentes do eclipse do ANIMAL DE ESTIMAÇÃO de 0.20mm protegem seus olhos

Eclipse da Lua...

A Lua nunca fica completamente escurecida, mesmo na fase mais escura de um eclipse lunar total. Isto deve-se ao facto de haver sempre alguma luz do Sol a ser "desviada" para a Lua pela atmosfera terrestre.

A face oculta da Lua...

Como sabes a Lua volta para a Terra sempre a mesma face. O Homem sempre teve curiosidade em conhecer a face "oculta" da Lua. A primeira foi tirada em outubro de 1959 pela sonda Luna 3, enviada pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

As missões Apollo à Lua...

Os astronautas americanos Neil Armstrong - faleceu a 25 de agosto de 2012 - e Buzz Aldrin foram os primeiros a pisar o solo lunar, no dia 20 de julho de 1969, numa missão tripulada da Agência Espacial Norte-America -NASA.


Entre outras coisas colocaram, na superfície lunar um conjunto de espelhos que permitem, através de raios laser,medir com grande exatidão a distância entre a Terra e a Lua.

  

sábado, 10 de novembro de 2012